sexta-feira, julho 22, 2005

Dan Brown (e Robert Harris)

Li O Código Da Vinci e gostei. Li Anjos e Demónios e gostei ainda mais. Agora francamente não entendo toda a polémica. SÃO OBRAS DE FICÇÃO, gentes! Basear o valor destes livros na suposta veracidade do seu conteúdo é desvirtuar dois dos melhores policiais que eu já li.

O Pátria (Fatherland) do Robert Harris é outro policial, embora bastante diferente, que parte do pressuposto de que Hitler ganhou a II Guerra Mundial - e lá por isso não andamos à procura de provas que demonstrem que isto é verdade, nem a gritar aos sete ventos que é mentira... pois não?

Fica a menção aos três livros. O terceiro pouco tem a ver com os dois primeiros, mas achei um bom termo de comparação ;)

7 comentários:

Márcia Carvalho disse...

Sinceramente, como católica praticante, esta polémica pareceu-me muito idiota. na verdade acredito que tudo não passou de uma excelente operação de marketing. Seja como for também li o livro e gostei! Gostei também deste teu novo canto... voltarei certamente para conversar sobre livros!!

Karla disse...

Atenção, eu não sou católica nem crente... mas penso que estes livros podem ser apreciados pelo seu valor real (que, na minha opinião, têm enquanto policiais) quer se considere a Bíblia uma obra de ficção, uma alegoria religiosa ou um texto documental. Espero não ofender ninguém com estas palavras, não é minha intenção.

Relativamente à operação de marketing, és capaz de ter toda a razão...

AnaBond disse...

HA! Finalmente... um que já li :)))
Sim, também gostei do Código Da Vinci.
Os outros é que não li :D

Também concordo... polémicas daquele género parecem mesmo técnicas de marketing...

Agora estou a ler um que roça o mesmo estilo, mas escrito por autores portugueses e passado em Sintra... estou a poucas páginas de acabar, por isso não sei se posso recomendar.
Mas acho engraçado a menção da nossa história, pois mesmo que ache que seja verdade/mentira, já me aguçou a curiosidade de ir pesquisar o que realmente aconteceu, se é que há registos disso. Sempre se pode aprender um pouco, mesmo que seja depois...

É este:
http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=livros&categoria=literaturaLinguaPortuguesaPolicial&produto=9789895551156

beijos

Karla disse...

O problema é que mesmo as referências que o autor apresenta como reais muitas vezes são algo distorcidas. E se as pessoas ficarem com a curiosidade aguçada e quiserem ir pesquisar (como disse a Ana), melhor ainda - tudo o que contribua para o conhecimento, por mim, vale. Só que no caso d'"O Código Da Vinci" as pesquisas redundam muitas vezes em supostas informações que não passam de ficção, só porque há muita gente que quer à viva força que o que um escritor inventou seja a verdade nua e crua :)

AnaBond disse...

ps - acabei aquele ontem... e tenho de confessar que ficou um bocado aquém das minhas expectativas... espero que seja só eu.

a mãe dos miúdos disse...

gostei dos dois de dan brown. Gostei e procurei mais mas como tudo me pareceu redundante acabei por largar. Mas, tal como disseste, é ficção. Ponto.

o 3º não conheço mas fiquei com vontade de o fazer :D

bjs
Sónia

Nuno Barreto disse...

Ainda não li, mas sou da mesma opinião.