quinta-feira, julho 28, 2005

Lucy Maud Montgomery

Esta senhora teve um dia a excelente ideia de criar uma personagem que para mim foi das mais marcantes, se não a mais marcante, da minha adolescência: Anne Shirley, por cá mais conhecida como a Ana dos cabelos ruivos.

A coisa por cá começou com a série de TV As Aventuras de Ana, que a minha mãe me disse que eu tinha de ver porque a protagonista era tal qual eu. Bom, não será bem assim mas quem me dera. É certo que a tendência para o dramático e a paixão pelos livros eram comparáveis, mas eu nunca tive nem tanta imaginação nem tanta proprensão para os desastres :D

Enfim. Uns tempos depois a RTP começou a dar a série de animação Ana dos Cabelos Ruivos e foi a perdição total, eu adorava aquilo e lembro-me de mais tarde ver o Agora, Escolha! só para poder assistir à reposição da série. Depois deixou de dar e eu fiquei tristinha.

Uns bons anos mais tarde, estava eu de Erasmus em Viena e fui a Konstanz com a minha amiga S. passar o Carnaval. Na montra de uma livraria vejo um livro da Wordsworth (aquela edição abençoadamente baratucha de clássicos) chamado Anne of Avonlea. Os meus parcos neurónios começaram a trabalhar a todo o vapor, ora Anne, com e, e Avonlea, ora Avonlea não era onde ela morava... hum, deixa cá ver e pronto, saí de lá com o livro (o segundo da colecção) na mão. Depois foi esgravatar por todos os meios para completar a colecção, o que aconteceu uns anos mais tarde. E a colecção é:

1) Anne of Green Gables
2) Anne of Avonlea
3) Anne of the Island
4) Anne of Windy Willows
5) Anne's House of Dreams
6) Anne of Ingleside
7) Rainbow Valley
8) Rilla of Ingleside

Lindo, lindo, lindo, lindo. Pelo menos para mim. Adoro tudo nestes livros. A Anne, mesmo aos 11 anos (quando a história começa), é tudo o que eu queria ser quando for grande.

A parte má, tendo em conta a beleza da história, é que não existem traduções para português. A parte boa, tendo em conta as traduções do Harry Potter, é que não existem traduções para português ;)

19 comentários:

Sandra B. N. disse...

fabuloso!!!! eu adoraaaaava esses desenhos animados!!! também não perdi a reposição no agora escolha! ;))) há que tempos que eu já não me lembrava disto.... :)))

AnaBond disse...

Ai, o que me foste lembrar... eu amei a série As Aventuras da Ana. Nunca vi os desenhos, mas a série... ainda hoje recordo o beijo dela com o Gilbert, a bebedeira da Diana, a amiga dela...

Em 1997 fui visitar tios ao Canadá e visitei a Prince Edward Island, fiquei surpreendida por haver lá coisas da Ana dos cabelos ruivos. Trouxe uma boneca de porcelana linda, que hoje ainda vive em casa da minha mãe, que era a Ana (e nunca fui muito fã de bonecas de porcelana). Mas só muito tempo depois soube que foi ali que a autora nasceu.

Despertaste-me a curiosidade... vou investigar se posso encomendar esses livros... mesmo em inglês. Aliás, ainda bem que em inglês, e talvez sejam os primeiros livros em inglês que vou ler... e por tua causa ;)

Karla disse...

TU FOSTE À PEI?????? Ai quimbeija! :)

Quanto aos livros, podes encomendar na Fnac que foi o que eu fiz. Até te dou as informações todas: Grupo Penguin, Editora Puffin Books, coleccção Puffin Classics. Também há da Bantam Books. Daquela edição Wordsworth Classics acho que só existem os dois primeiros, e mesmo assim não sei se a Fnac tem disponíveis.

De qualquer forma vale muito a pena ler, eu pelo menos acho. Ela escreve muito bem, de uma forma simples mas cativante (temos de ter em conta que se trata de livros para crianças, não é?). Boa sorte!

a mãe dos miúdos disse...

obrigadinha, Karla, és uma querida por me fazeres rebentar com as poupanças :|

(ai, mas que saudades tive eu agora da série...)

AnaBond disse...

(gostei do 'és uma querida' da 'pais da joana'... ahhaha, como a entendo :P )

olha, não tenhas tanta inveja. eu na altura era meia totó e não fazia ideia de onde estava.
hoje em dia estou super arrependida por ter lá estado e não descoberto as coisas como devia.
mas hei-de lá voltar ;)

Para já estou a perguntar à minha prima de Toronto se ela pode ver preços e se vale a pena comprar por cá ou por lá.
Mandar vir daqui:
http://eu.sullivanboutique.com/eu/product1.aspx?SID=3&Product_ID=482&Category_ID=11
está esgotado...

Depois vou ver os preços pela Fnac.

Eu gosto de 'sonhar' e os livros desse tipo têm esse efeito em mim.... para crianças ou adultas armadas em crianças ;)

tem um óptimo fim de semana...

Anónimo disse...

Olá!!!
Vim parar ao teu blog...
Recebi um email com referencia ao Tom Sawyer, e lembrei-me de pesquisar na internet sobre a "ana" e vi o teu Blog....
Eu via sempre o "agora escolha", estava sempre à espera de chegar a hora. ADORAVA ver a ana. Por vezes parecia que vivia a série.... tenho pena de já não haver séries assim :(

CC disse...

Olá!

Também eu adoro a Ana dos cabelos Ruivos! Vi a série, gravei-a, fiquei a adorá-la e mais tarde fiquei a saber da Lucy Montgomery e arranjei os livros. Queria dizer-te, já que pareces gostar tanto da série da "Ana dos cabelos Ruivos", que eu e uma amiga criámos um blog sobre desenhos animados antigos onde queremos dar a oportunidade a quem gosta de rever os que eu gravei na altura. Também queremos descobrir quem tenha outras séries antigas. Como pareces ser fã da série da "Ana dos Cabelos Ruivos" (é a minha série preferida também juntamente com "Os 3 Mosqueteiros"), pensei que gostasses de saber. Falamos imenso dela lá e através do blog queremos dar a oportunidade a quem queira de ver/rever esta série, tal como as outras. Estou a passar a série para dvd e já vai a meio =) , depois faço cópias dos dvds (grátis, claro) para quem quiser. Vai ao nosso blog que lá explicamos tudo! O nosso blog é em http://animaniantiga.blogspot.com/

Até à vista! =)

Anónimo disse...

eu também adoro a Ana dos cabelos ruivos, eu vi e revi a Ana não sei quantas vezes, era como se eu também participasse nos desenhos, até cheguei a sonhar com isto!
Fantástico ou como ela diria "simplesmente soberbo"!

CC disse...

POR FAVOR ASSINEM no site seguinte a PETIÇÃO para que as editoras de dvd's editem a ANA DOS CABELOS RUIVOS e uma outra excelente série da mesma época, OS TRÊS MOSQUETEIROS (e com as dobragens com que as séries passaram cá na RTP): http://www.petitiononline.com/anime80/

Vão a este site que está lá a petição e assinem-na, por favor! Não leva mais de um minuto a assinar e pode fazer toda a diferença! :)

CC disse...

Ah, não se esqueçam, como é uma petição, têm de assinar com o vosso nome completo ou pelo menos com o vosso primeiro nome e apelido!:)

Anónimo disse...

Ao ler por acaso este Blog, nunca imaginei que ouviria aqui o nome de Anne.
Já li o primeiro livro e tenho-o em Português!!!!!
Quer dizer, era da minha tia,que hj tem 38anos.
Ela adorou o livro e deu-mo para o ler por acaso.

Nem fazia ideia de que era o livro dos desenhos animados...podem imaginar a minha alegria :D:D:D
Tenho alguns episódios gravados em VHS :P

Anónimo disse...

Tens o livro em português? como eu gostava de o ler, sabes como o posso arranjar? será que me podes dar alguma informação: título, autor, editora, será que ainda existe?

Anónimo disse...

O livro é muito velho..Até axo k já não tem capa... Mas, quando for a casa da minha tia, vou tentar descobrir a editora e isso. O título é Anne e sua Aldeia, mas equivale ao primeiro da colecção.

Anónimo disse...

Obrigada pela informação, vou investigar sobre o título pode ser que encontre alguma coisa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Não sei se sabiam k existe um filme do primeiro e segundo livro... É possível ver esse filme em inglês no youtube. É só pesquisar através do nome anne of green gables.

Anónimo disse...

olá, também gosto muito desses desenhos animados todos e em especial da Ana dos Cabelos Ruivos. O filme passou na RTP há muitos anos, logo depois de acabar a série no Agora Escolha. Há também uma série mais recentes de desenhos animados, mas não é a mesma coisa.

CC disse...

“ANA DOS CABELOS RUIVOS” JÁ EM DVD, COM A DOBRAGEM PORTUGUESA ORIGINAL COM QUE A SÉRIE PASSOU NA RTP

Sim, leram bem! :) Sabia que aqui também se falava da "Ana" (sou uma grande fã da série) e por isso venho avisar que a “Ana dos Cabelos Ruivos" começou agora a ser lançada em DVD pela editora PlanetadeAgostini (e com a excelente dobragem original da RTP). Já todos os fãs da série vão poder ver e ficar com a “Ana” nas suas colecções! :D

Deixo-vos o link directo para a página da editora sobre a série (quem quiser pode até encomendar a série inteira por lá): http://www.planetadeagostini.pt/ficha.php?id=240

Ana disse...

Tem a certeza que não há a tradução para português ?? :(
Sabe onde posso arranjar um dos livros, o primeiro de preferência em inglês ?? gostava mto de ler essa série XD